Dicas de Inverno

Dicas de Inverno

Saiba quais são as doenças de inverno e como se proteger

Por Isa Colli

Onde procurar atendimento

O inverno, quando chega, não nos traz apenas o frio e a neve. A entrada da nova estaçã traz também as doenças respiratórias transmissíveis, como resfriados e gripes, além do agravamento de outras como rinite, asma e pneumonia, pois este período favorece a circulação de vírus e bactérias.

Isso é motivo de preocupação principalmente para crianças, idosos e para quem já sofre de alergias e outros males. Nesta matéria, vamos mostrar as principais ameaças, como prevenir e tratar, com dicas da alergista e imunologista, Dra. Erica Azevedo.

1. Resfriados e gripes

As gripes são infecções das vias respiratórias superiores, como nariz e garganta, causadas por vírus do tipo Influenza e provocam sintomas como febre, secreção nasal, coriza, dor de garganta e nos músculos e articulações. Dura cerca de 5 a 7 dias.

Já os resfriados sгo o mesmo tipo de infecзгo, porйm mais branda, causada por vнrus e provoca sintomas tipo coriza, espirros, dor de garganta e conjuntivite, que duram uma mйdia de 3 a 5 dias.

Como tratar: nгo existe um tratamento especнfico para gripes e resfriados, sendo necessбrio a realizaзгo de repouso, uso de analgйsicos para aliviar a dor, alйm de descongestionantes e lavagem nasal para fluidificar e remover as secreзхes.

2. Rinite alérgica

A rinite alйrgica й a inflamaзгo da mucosa que reveste o nariz, causada por reaзгo alйrgica, que provoca sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz, que podem durar de alguns minutos atй vбrios dias. A substвncia que provoca alergia varia para cada pessoa, sendo, geralmente, o pуlen de plantas, poeira, бcaros ou pelos de animais.

Como tratar: esta doenзa й crфnica e nгo tem cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a tratar e controlar os seus sintomas, como anti-histamнnicos, corticуides nasais e, principalmente, evitar o contato com as substвncias alйrgicas.

3. Pneumonia

A pneumonia acontece quando a inflamaзгo e infecзгo das vias respiratуrias atingem os pulmхes, geralmente causadas por bactйrias, vнrus ou, mais raramente, fungos. Os sintomas da pneumonia incluem tosse com catarro amarelo ou esverdeado, febre de cerca de 38єC ou mais e calafrios. Se a infecзгo for grave, pode causar tambйm falta de ar, dificuldade para respirar e respiraзгo ofegante.

Como tratar: o tratamento depende da causa, na maioria das vezes feito com antibiуticos e analgésicos em casa, com orientaзгo mйdica. Em casos mais graves, pode ser necessбria internaзгo para administraзгo de medicamentos venosos ou uso de oxigкnio.

4. Asma

Crises de asma acontecem em pessoas predispostas, que tкm doenзa inflamatуria dos pulmхes e podem ser desencadeadas por fatores alйrgicos, como frio e poeira, por exemplo. Estas crises sгo mais comuns em crianзas, apesar de tambйm acontecerem em adultos e causam sintomas como chiados no peito, falta de ar e tosse.

Como tratar: o tratamento й feito com orientaзхes do pneumologista, que pode envolver uso de broncodilatadores e corticуides, por exemplo.

7 dicas da Dra. Erica para proteger crianзas e adultos:

1. Para nгo transmitir gripe para os outros, procure lavar as mгos com frequкncia e usar бlcool em gel

2. Й importante estar bem agasalhado. A dica й proteger o corpo em camadas. Ou seja, colocar uma blusa mais leve por baixo, depois uma mais grossinha, e por fim uma veste mais grossa. “Devemos proteger tambйm a cabeзa e o pescoзo”, indica a Dra Erica

3. Nada de manter as janelas fechadas o tempo todo por causa do frio. Й importante arejar a casa e deixar o sol de inverno entrar, quando possнvel

4. Antes de usar os agasalhos e os cobertores й bom lavб-los e secб-los bem para tirar o mofo acumulado

5. Trocar o lenзol com maior frequкncia se estivermos gripados, fora isso, й bobagem

6. Uma dica do tempo das vovуs que funciona muito bem й a sopinha quente… “Se estiver comeзando uma gripe e vocк toma a sopa quente, de preferкncia uma canja, ou uma sopa de ervilha, isso realmente ajuda”, garante a alergista.

7. Para evitar sangramento no nariz, й recomendбvel manter a mucosa nasal hidratada com aqueles sorinhos nasais. Usar sempre que o nariz tiver mais ressecado. E se sangrar, й sу segurar o nariz e elevar a cabeзa, que deve passar rapidamente

 

Onde buscar atendimento:

 

CHU Saint Pierre
https://www.stpierre-bru.be
Rue Aux Laines 105, 1000-Bruxelas
Tel: 32 2 535 31 11

Iris Sud
http://www.his-izz.be
Site Etterbeek-Ixelles
Rue Jean Paquot 63, 1050-Bruxelles
Tel : 02.641.41.11

Site Joseph Bracops
Rue Dr Huet 79, 1070-Bruxelles
Tel: 02.556.12.12

Site Moliиre Longchamp
Rue Marconi 142, 1190-Bruxelles
Tel: 02.348.51.11

Site Etterbeek-Baron Lambert
Rue Baron Lambert 38, 1040-Bruxelles
Tel: 02.739.84.11

Especializado em atendimento infantil:

Huderf
https://www.huderf.be/fr/index.asp
Avenue Jean Joseph Crocq 15, 1020 – Bruxelles

Compartilhar essa notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

Fechar Menu