Novas-leis-de-2020-na-Bélgica-1140-x-500-px

Novas leis de 2020 na Bélgica

Preço da água sobe em Bruxelas 

O Vivaqua Intercomunitário indexou o preço da água em Bruxelas desde janeiro. Para uma família de duas pessoas com um consumo médio de 70m³ por ano, o preço da fatura anual da água aumentou em 5,52 euros (TVAC), ou 2,19%, de acordo com cálculos de Brugel, regulador de Bruxelas para os mercados de gás e eletricidade e controlador do preço da água. 

É a tarifa de “saneamento municipal” que será indexada, um dos componentes da fatura final enviada ao consumidor. Essa taxa é usada para financiar a coleta de águas residuais e os investimentos necessários nas obras utilizadas para essa coleta e nas águas pluviais. 

A indexação permitirá que a Vivaqua continue investindo na necessária renovação de sua infraestrutura e, em particular, da rede de drenagem. O preço da água está congelado na capital desde 2014. 

Custos de distribuição de eletricidade e gás em Bruxelas 

Os custos de distribuição de eletricidade e gás na região de Bruxelas-Capital diminuirão em 2020 antes de subir novamente, de acordo com o cronograma de preços 2020-2024 de Sibelga, gerente da rede de distribuição de Bruxelas, aprovada pelo regulador Brugel. As novas tarifas foram aplicadas a partir de 1º de janeiro. 

Concretamente, os custos de distribuição na fatura geral do cliente médio “misto” (consumo de 2.800 kWh em eletricidade e 12.000 kWh em gás) cairão 5,8% em 2020, ou 33,70 euros, antes de voltar a aumentar. O aumento entre 2019 e 2024 é estimado em 2,7%, ou 14,50 euros por ano para consumidores residenciais. No entanto, permanecerá “significativamente menor” que a indexação (8,9% acumulado no período), ressalta Brugel. A distribuição representa 28% da conta geral de gás de uma família de Bruxelas e 32% da conta de eletricidade, lembra o regulador. 

Ajuda com pagamento por aquecimento 

O valor a ser considerado como dependente no âmbito do Fundo de Combustível foi ajustado em 1º de janeiro. O lucro líquido anual deverá agora ser inferior a 3.330 euros, comparado a 3.270 euros anteriormente. 

O objetivo do Fundo Social para o Combustível Social é apoiar as famílias desfavorecidas, alocando uma contribuição para pagar pelo fornecimento de combustível para aquecimento (óleo combustível, querosene e gás propano a granel). Os beneficiários do fundo são famílias de baixa renda, pessoas beneficiadas pelo aumento da intervenção (BIM), beneficiárias de renda de integração (RIS) e equivalente (ERIS), bem como pessoas em situação de sobre-endividamento na mediação de dívidas e quem não pode pagar sua conta de aquecimento. 

A alocação do fundo varia entre 14 e 20 centavos por litro para combustíveis entregues em grandes quantidades. É concedido para um máximo de 1.500 litros por período de aquecimento e por agregado familiar residente no mesmo alojamento. Além disso, para óleo de aquecimento e querosene (tipo c) adquiridos em pequenas quantidades na bomba, há um subsídio fixo de 210 euros. 

Motocicletas e scooters adotam o padrão europeu de emissões Euro 5 

Desde janeiro, os novos veículos motorizados de duas rodas devem atender aos requisitos da norma europeia de emissões Euro 5, o que implica uma redução de aproximadamente um terço das emissões poluentes em comparação com a norma Euro 4, de acordo com a Febiac. 

Com este novo padrão, motocicletas e scooters terão que cumprir os requisitos europeus já adotados para carros. O Euro 5 implica adaptações técnicas nos motores térmicos e aumentará a complexidade dos motores e, portanto, sem dúvida, custos mais altos. Por outro lado, a norma Euro 5 não se aplica a ciclomotores, scooters e motocicletas elétricas, sendo seus valores de emissão no tráfego zero. 

Estacionamento perto de Forest National 

Em 2020, uma zona de “evento” será aplicada nas ruas ao redor da sala de concertos de Bruxelas, Forest National, a fim de reduzir a pressão dos carros e fornecer uma solução para os problemas de estacionamento encontrados pelos residentes, indica a representante da comuna. 

Concretamente, os clientes da Forest National que procurarem estacionar nessa área estarão sujeitos a uma taxa de 5 euros por hora de estacionamento, com um máximo de 4:30. A medida será aplicada apenas em shows noturnos, precisamente das 18h à meia-noite, e substituirá as outras zonas geralmente em vigor nos distritos da comuna. 

O cartão à beira-mar permitirá que você evite essa taxa. Os residentes que receberem visitantes no dia de um evento também poderão obter um cartão de visitante e, portanto, seus convidados não terão que pagar os 5 euros por hora. Por sua parte, as pessoas que trabalham em Forest poderão solicitar uma carteira profissional, enquanto as praticantes de um esporte dentro do perímetro da área de “eventos” poderão obter uma carteira esportiva. A criação desta zona será testada por um ano. O sistema será avaliado antes de uma possível renovação. 

Preço da consulta médica 

Os honorários dos médicos (consultas, visitas, opiniões e vigilância) aumentaram 1,95%  desde o dia 1º de janeiro de 2020. Esse aumento não terá consequências para os pacientes, que serão reembolsados. As consultas ao pediatra serão atualizadas para 4,7% além da indexação planejada. 

A consulta com o clínico geral custará agora 22,22 euros contra 21,79 anteriormente para um médico não credenciado e 26,80 euros em vez de 26,27 com o médico credenciado. A visita domiciliar será de 39,63 euros (38,88 anteriormente). 

O Registro Médico Global (DMG), que permite um melhor suporte individual, também será reforçado. 

A prescrição eletrônica de medicamentos se torna obrigatória 

A prescrição eletrônica de medicamentos se tornou obrigatória para pacientes ambulatoriais  desde o dia 1º de janeiro, diz o Instituto Nacional de Seguro de Saúde e Incapacidade (Inami). Médicos com 64 anos ou mais são, no entanto, isentos. A prescrição em papel também pode ser usada durante visitas domiciliares ou em lares de idosos, bem como em casos de força maior. 

A obrigação de usar a receita eletrônica para pacientes ambulatoriais se aplica a médicos (generalistas e especialistas), bem como dentistas ou parteiras. A partir de agora, nenhuma receita será impressa ou distribuída pela Inami. 

Empréstimos hipotecários 

O Banco Nacional da Bélgica (BNB) está pedindo ao setor financeiro belga que seja mais cuidadoso ao conceder empréstimos hipotecários. Uma série de limites foi estabelecida em janeiro. Esse aperto ocorre quando o BNB e o Conselho Europeu de Risco Sistêmico (ESRB) observaram um aumento na vulnerabilidade do mercado hipotecário belga. 

Portanto, os bancos e as companhias de seguros devem ser mais cautelosos na concessão de empréstimos com uma proporção muito alta de “valor do empréstimo”. Essa cautela se aplica particularmente às hipotecas concluídas por indivíduos para uma casa ou apartamento que eles não vão ocupar (comprar para alugar). 

O limite para o valor do empréstimo em relação ao valor da propriedade é de 90% para residências ocupadas pelo proprietário, o que significa que os compradores devem pagar os 10% restantes, bem como os custos (registro e notário). Uma margem de tolerância para um valor mais alto do empréstimo (portanto, além de 90% do valor da propriedade) é fixada em no máximo 35% do volume de empréstimos para compradores iniciantes e 20% para outros devedores. O limite para acomodação de aluguel é de 80% (20% pagável pelos compradores), com uma tolerância máxima de 10% do volume. 

No caso de não cumprimento dessas “expectativas prudenciais”, o banco ou a companhia de seguros em questão deve poder apresentar uma explicação fundamentada ao BNB. 

Aumentos de taxas em vários bancos 

Vários bancos ajustaram suas taxas em 1º de janeiro de 2020. O preço de determinadas contas e o aluguel de cofres estarão em alta, enquanto o envio de extratos de papel aumentará em todos os estabelecimentos bancários. 

Para os clientes do BNP Paribas Fortis que não se beneficiam de um “pacote” de taxa fixa, a conta corrente ordinária aumentará 0,5 euro por mês (1,25 a 1,75) para indivíduos e aumentará de 3,75 euros por mês para 5,25 euros por trimestre para profissionais. A substituição de um cartão custará 10 euros (em comparação com 8 anteriormente) e a retirada de dinheiro fora da rede aumentará 0,60 euros por transação (0,10 a 0,70 euros) para clientes sem um “pacote”. 

No ING, as taxas anuais da Conta Verde aumentarão em 4 euros para indivíduos (40 a 44 euros) e em 10 euros para uma conta corrente profissional (40 a 50 euros). A retirada de dinheiro com cartão de crédito também aumentará no caixa eletrônico (de 4,96 a 6 euros por saque) e no balcão de outro banco (6,96 a 8 euros). O preço do aluguel dos cofres também aumentará, de 67 para 84 euros para formatos menores, por exemplo. A taxa anual de aluguel seguro também aumenta em Belfius, de 54 para 70 euros para o formato básico. 

Os clientes da Axa terão que pagar 0,6 euros adicionais pelo pacote mensal da conta Comfort2bank (4,50 euros em comparação a 3,90 anteriormente). A retirada de dinheiro dos caixas eletrônicos de outros bancos também custará 0,5 euro por saque para a conta gratuita (St @ rt2bank). 

O banco Bpost aumentará os preços de vários serviços para os titulares de uma conta Postcheque: a transferência em papel e a retirada de dinheiro agora custarão 1 euro (0,70 euro anteriormente). 

O banco de Crelan solicitará um adicional de 0,8 euro para os custos de processamento no balcão para uma transferência para outro banco (de 0,7 a 1,5). 

A CBC e a KBC ainda não anunciaram o aumento dos preços. Esses dois bancos haviam aumentado certas taxas em setembro passado. 

Crédito de IVA recuperado mais rapidamente por empresas jovens 

Desde janeiro de 2020, as empresas jovens  podem recuperar seu crédito de IVA mais rapidamente, de acordo com o site do Ministro das Finanças Alexander De Croo. As empresas devem registrar suas declarações de IVA todo mês ou trimestralmente. Até então, o reembolso do crédito do IVA poderia levar até seis meses, o que causa problemas de liquidez para algumas empresas jovens sem reservas financeiras. 

O decreto real, cujos efeitos são apreciáveis desde 1º de janeiro, reduz o período máximo de reembolso de seis para três meses. A nova medida se aplica apenas a empresas com menos de dois anos que registram sua declaração de imposto de renda mensal e eletronicamente. Além disso, o crédito a recuperar não pode ser inferior a 245 euros. 

 

AÇOUGUE COSTELA

Fácil acesso. 

à 5 minutos da Gare du Midi, em Saint-Gilles.

Espaço moderno de 130 m2.

Estacionamento privado com 8 lugares.

  • Top posts

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Fechar Menu

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.