PSiO-1140-x-500-px

A tecnologia  PSiO® para o adormecimento tranquilo 

A tecnologia PSiO® é a solução definitiva para os dois principais problemas do sono: o adormecimento e o despertar durante a noite. 

 

O adormecimento 

O adormecimento pode ser perturbado ou dificultado por causa da famosa ruminação, aqueles pensamentos repetitivos provenientes do córtex. Nessa parte do cérebro, uma zona especial é responsável pela faculdade da atenção. É nesse nível que a tecnologia PSiO® intervém, desviando eficazmente a atenção. Se é evidente que a ausência de luz favorece o adormecimento, infelizmente, ao contrário, a obscuridade não detém a ruminação. É nesse momento, na obscuridade e no sossego do quarto, que sobrevêm milhares de pensamentos frequentemente gerados pelo estresse ou a ansiedade. A originalidade da abordagem que esse dispositivo propõe é a de utilizar, paradoxalmente, uma luz para desviar a atenção!  

Mas não é qualquer tipo de luz. Segundo um estudo realizado em 2014 em 100 indivíduos pelo criador do PSiO®, a luz vermelha utilizada para preparar para a noite (ou seja 625 nm) não exerce influência nos receptores, na retina, que intervêm no relógio biológico. Como prova, a melatonina não é absolutamente alterada por uma luz desse tipo. É, então, por meio da luz vermelha, difundida por lentes opalescentes, que o par de óculos portado pelo utilizador vai efetuar a sua simples função de desviar a atenção suavemente. 

Como essa luz atua para desviar a atenção?  

É muito simples: ela pulsa numa frequência variável de 5 a 12 ciclos por segundo. Isso tem a particularidade de produzir um efeito hipnagógico imediato: formas e cores caleidoscópicas são geradas espontaneamente pela zona visual que não consegue mais gerar esse fluxo de estimulações sem nenhum significado. A atenção se volta, então, naturalmente, para esses fluxos de imagens distrativas. Gradativamente, a atenção acaba por flutuar, primeiramente devagar, depois, cada vez mais, até chegar finalmente ao repouso total. 

Nesse momento, os olhos se movimentam nas órbitas, a cena visual se uniformiza nas tonalidades alaranjadas que se parecem com o reflexo vermelho das chamas de um fogo à lenha que se apagam suavemente. Se a pessoa estiver fatigada, ela adormece, então, naturalmente. 

Para estarem certos de chegar à fronteira do sono, os criadores colocaram um leitor MP3 no dispositivo PSiO®. Simultaneamente à ação da luz vermelha, este difunde mensagens de áudio (vozes guias relaxantes) que vão completar a manobra global, ou seja, uma ida simples, sem surpresa, para o país do relaxamento. 

Julgue isso você mesmo: uma música suave dá início a uma sessão de luz pulsada, ao mesmo tempo emoldurada por duas vozes que se sucedem alternadamente. Um homem e uma mulher falam com você e lhe propõem exercícios simples de relaxamento: conscientização de diferentes partes do corpo, contrações seguidas de relaxamento, expirações longas, etc. Progressivamente, as vozes mudam e adotam um diálogo diferente e simultaneamente no ouvido direito e no ouvido esquerdo. Esse estratagema surpreendente, inventado nos anos 1970 pelo famoso Dr. Erickson, o inventor da sugestão indireta, completa a ação da luz pulsada e permite um relaxamento da atenção ainda mais profunda. A atenção põe-se, então, em repouso total, e a mente, ainda acordada, fica, durante um tempo, à beira do sono. É um estado fronteiriço em que se “ouve” ainda, mas em que não se dá mais atenção às sugestões destiladas, ou melhor, nesse estado, sussurradas. O fim da gravação, cujo nível auditivo diminuiu durante os 30 minutos necessários, é realmente composto por sussurros. Nesse estado mais favorável para gravar ainda mensagens calmantes, as histórias divulgadas evocam, de modo esparso, imagens calmantes: passeios na natureza, evocações de paisagens onde reinam uma serenidade e uma paz total. É nesse momento, geralmente, que a mente pode cair no sono recuperador. Os ingredientes dos sonhos sendo frequentemente tirados das últimas horas precedentes ao adormecimento, nota-se, empiricamente, que as pessoas têm noites serenas e sonhos agradáveis. Uma sensação de repouso subjetivo de manhã cedo é também regularmente relatada. 

O despertar em plena noite ou a insônia 

Com a utilização regular do PSiO®, constata-se, empiricamente, que o despertar em plena noite diminui ou desaparece quando se trata de uma causa ansiogênica ou por um estresse importante.  

O despertar 

Um bom despertar faz, de algum modo, parte integrante do assunto que envolve o sono. Para o despertar, a tecnologia PSiO® propõe outro tipo de luz: a luz azul, regulada a 470 nm. Utilizando os programas matinais, configurados na luz azul contínua, o utilizador do PSiO® poderá despertar suavemente com a luz correta. Essa luz bloqueia radicalmente a secreção da melatonina e estimula as dos outros hormônios necessários para as atividades diurnas. Os variados programas propostos são sessões de meditação atenta ou sessões de visualizações também guiadas por voz. Um programa cheio de luz e cor para começar o dia em plena forma. 

A turbo-sesta 

A Psychomed completa sua gama de aplicativos com um conceito original: a turbo-sesta com música. Especialmente concebidos para um ambiente pobre em luz natural ou países do Norte muito carentes de luz numa certa época do ano, as turbo-sestas são sessões de luminoterapia com música. Variados tipos de música (new age, latin jazz, lounge, rock, sons da natureza, etc.) foram colorizados para dar várias possibilidades de escolha aos utilizadores. O PSiO quer ser cool e divertido de usar. 

Bibliografia sucinta 

  1. Étude sur l’efficacité du PSiO® sur l’inhibition de la mélatonine – Stéphane Krsmanovic et Nicolas d’Offay – Psychomed Laboratoires – 2014
  2. Phototransduction in ganglion-cell photoreceptors – Dr David Berson at Brown University – European Journal of Physiology© Springer-Verlag 200710.1007/s00424-007-0242-2.
  3. Blue Light improve cognitive performance – Dr Lehrl & collegues – Journal of neural transmission. Department of Psychiatry and Psychotherapy, University of Erlangen-Nuremberg, Erlangen, Germany. Published online: January 25, 2007.
  4. Response of the human circadian system to millisecond flashes of light.
  5. « Dormir sans médicaments… ou presque » – Dr Patrick Lemoine aux Editions Robert Laffont – 2015.

 

Depoimento  

Eu experimentei os óculos PSiO®  

Quando fui fechar a negociação da matéria para a revista, o criador desta inovadora tecnologia, Dr. Stéphane Krsmanovic, convidou-me primeiramente para experimentar os óculos PSiO em uma sessão de 20 minutos. Eu me dispus para ver realmente como é o funcionamento desta técnica. 

Fiquei deitada com os óculos e uma cena visual de várias luzes com cores brilhantes fluiu na minha mente com uma beleza incrível. Após isso, a consciência se tornou sensorial com pensamentos analíticos, diminuindo para transformar em sensação visual e auditiva. Com fone, a música ou as vozes são sentidas mais profundamente. É incrível, não sei explicar exatamente, mas elas não são como ouvir uma escuta sonora. É uma sensação que parece estar flutuando e as pálpebras se fecham automaticamente durante o tempo em que a luz passa devagar, aí a estimulação visual se torna monótona, e as vozes ou a música ficam em segundo plano. A atenção fica então completamente de repouso. 

O Resultado  

Foi surpreendente. Eu fiquei super calma, com mais energia e disposição, parecendo como de um cochilo regenerador, entendem!? Isso porque o programa que usei foi curto. Mas tem programa que induz ao sono e uma noite serena com sonhos agradáveis. Este eu ainda não experimentei, mas realmente preciso muito, porque minha rotina é estressante por conta da sobrecarga de trabalho e também tenho insônia. Vou adquirir esses óculos em breve e na próxima edição da revista conto para vocês como foi o resultado do 2° programa mais profundo, porque o 1° que já fiz foi maravilhoso.  

Recomendo também a vocês experimentarem!  

Angela Piqui  

PSiO®  Dr. Stéphane Krsmanovic explica… 

A cada dia o óculos PSiO está ganhando mais adeptos, por promover um relaxamento e concentração imediatos! Trabalha com a luz, som e metáforas para acessar o inconsciente e trazer o bem estar de maneira mais profunda. Os benefícios são vários: melhora na ansiedade e pensamentos acelerados, insônia, vícios, medos, fobias, depressão. 

Como funciona? 

A luz é dirigida para dentro dos olhos por um mecanismo de difração e ativa os foto-receptores presente nos olhos; os foto-receptores, em seguida, enviam informações através no nervo óptico ao regulador do relógio biológico e, finalmente, ele lê esta informação e ordena através da glândula pineal ajustar o nível da secreção do hormônio do sono (melatonina) e hormônios de vigília (cortisol, a serotonina, adrenalina). 

AÇOUGUE COSTELA

Fácil acesso. 

à 5 minutos da Gare du Midi, em Saint-Gilles.

Espaço moderno de 130 m2.

Estacionamento privado com 8 lugares.

  • Top posts

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Fechar Menu

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.