Essencial-Brasil-1140-x-500

Inaugurou a primeira panificadora e confeitaria brasileira em Bruxelas

Essencial Brasil 

Mais de um ano na espera de abrir; veja o motivo   

Panificadora com maquinário de última geração e com local determinado, assim os sócios  proprietários Keyte Teixeira e Serafettin Bilce tiveram que esperar mais de um ano para abrir o estabelecimento e pagando aluguel todo mês para segurar o ponto. Todo este tempo foi devido aos trâmites burocráticos excessivos do país. “Quando se trata de alimentação não perecível é muito complicado. Tivemos que ser guerreiros e aguentar, porque queríamos era este local, então tivemos que suportar. Quando alguém for montar alguma coisa relacionada a alimentos perecíveis, pensem duas vezes, porque eu nunca vi tanta “coisa” que pedem e impedem. Nossaaa, Deus! Mas agora depois deste sufoco, abrimos”, afirma Keyte. 

Mãe e filha realizam sonho 

A mãe Maria de Fatima Teixeira e a filha Keyte Teixeira de Souza são da cidade de Patos de Minas, a terra das quitandas com o sabor do interior com capricho que dá gosto. 

A mãe conta que nestes 15 anos que a filha está morando na Bélgica ela sempre vem visitar a filha. “Eu fico um ano, volto, depois fico dois, entre idas e vindas, já fez nove anos. E desde a primeira vez que eu estive aqui, eu e a Keyte saíamos procurando quitadas do Brasil tipo uma panificadora, que poderíamos tomar um cafézinho, comer as nossas iguarias tradicionais. Andávamos pela cidade, víamos várias panificadoras belgas com belas roscas, pães, tortas, bolos, mas claro que nunca era parecido com as nossas. Era só bonito, mas o sabor… nada igual”, explica Fatima. 

“Eu questionava sempre: Mas será por que nenhum brasileiro abre um panificadora aqui? Como nós procurávamos por uma, muitos brasileiros com certeza sentiam essa mesma necessidade também. E foi aí que, ao longo destes anos, amadurecemos a ideia de abrir uma panificadora totalmente do estilo das nossas de Minas Gerais”, conclui Fatima.   

A ideia vem com prazer 

“Eu desde pequena amo cozinhar. Isso vem de família interiorana mineira, tempero mineiro de raiz. Para mim é tipo uma terapia, me envolvo na cozinha, eu me isolo, ali passa qualquer estresse, sinto uma alegria mexendo com as panelas… É uma terapia gostosa, e com sabor… rsrsrs.   

Agora, depois de 10 anos e com ideia fixa, estamos concretizando este sonho. Sabe, eu não penso em dinheiro totalmente, penso na satisfação de proporcionar às pessoas as tradicionais quitandas como se estivessem nas panificadoras boas que existem por lá”, afirma Fatima. 

Quem já experimentou sabe a qualidade 

“Eu faço os salgados para a Big Festas, pelo que vejo, a aceitação é boa, e também faço a linguiça caseira suculenta com ou sem pimenta. Quem já experimentou pode tirar suas conclusões no gosto e qualidade. Nós continuaremos  fornecendo para Big Festa, e a Lanchonete Araguaia já começamos também. Afinal, nós vamos vender no preço de atacado, porque nossas máquinas são industriais, então podemos fornecer grandes demandas a outros estabelecimentos brasileiros e portugueses”. 

Por que o nome Essencial? 

Keyte  Porque é o indispensável, é o necessário, é algo muito importante que não pode faltar. Não pode faltar na sua mesa, a qualidade, as tradições das quitandas e salgados, o verdadeiro sabor. Ah, o essencial é tudo que vamos colocar com essência bem brasileira em seu paladar.    

Padeiro formado em gastronomia veio do Brasil    

Para concretizar melhor o trabalho dos preparativos na panificadora, Keyte trouxe um padeiro exclusivo diretamente do Brasil para trabalhar aqui. O mineiro Vinicius de Oliveira fez curso técnico de gastronomia e se especializou em panificação e confeitaria, com experiência na área de 10 anos. “Teremos mais um padeiro brasileiro que já mora em Bruxelas, e a minha mãe, que é quitandeira de mão cheia. No total, a equipe são seis pessoas para os trabalhos diários”. 

O forte da casa 

“Não temos um ponto forte. Temos vários, entre eles, claro, o pão francês estilo do Brasil, e, lógico, tudo o que é feito em padaria e confeitaria, e também variedades em salgados assados e fritos”. 

Vendas para atacado (grossista) para o comércio local e região 

“Aceitamos encomendas para festa porque temos um maquinário com boa estrutura que atenderá bem a panificadora, e a todos que precisarem para eventos, casamentos e aniversários em grande quantidade. Também teremos bolos confeitados de aniversários e datas comemorativas. 

Entregaremos tudo o que é vendido na panificadora para os comércios, com preço de grossistas, congelados ou assados, inclusive o pão francês congelado e a linguiça Teixeira caseira também. 

Os Sócios da Panificadora 

Essencial Brasil 

Keyte Teixeira Souza mora em Bruxelas há 15 anos, atualmente em Anderlect. No Brasil, ela era estudante e trabalhava nas vendas e no atendimento para sua mãe. 

Serafettin Bilce é turco, mora há 30 anos na Bélgica, na cidade de Beringen. Empreendedor, ele entrou na sociedade com Keyte. O sonho da mãe de Keyte entusiasma os dois sócios, e agora é realizado. 

Convite 

Será um prazer servi-los e atender o gosto dos brasileiros.  

Venha degustar nossas delícias que você só encontra igual no Brasil e agora em Bruxelas. 

  Aqui a nossa alegria é a sua alegria! 

Keyte Teixeira e Serafettin Bilce 

Por Ângela Piqui 

Foto: Vivi Godinho 

Cabelo: Mônica Maciel 

Maquiagem: Simara Paiva 

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Fechar Menu

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.