Novo-Sistema-de-Atendimento-no-Consulado-do-Brasil-1140-x-500

Novo Sistema de Atendimento no Consulado do Brasil

Como muitos já sabem, o Consulado do Brasil teve que adaptar seu funcionamento às novas circunstâncias. A pandemia está mudando a vida de todos nós, e nos obrigou a alterar também as rotinas de atendimento para os serviços consulares. 

A mudança principal advém da necessidade de evitar aglomerações e respeitar as orientações das autoridades sobre distanciamento social. Com esses novos imperativos, era impossível para o Consulado continuar a operar como fazia antes, com a sala de espera cheia, cada um com a sua senha, esperando em um ambiente fechado.  

Para evitar isso, adotamos um sistema novo: o atendimento se faz, agora, com agendamento prévio por meio de um sistema informatizado — o “e-Consular”. É mais fácil e mais organizado.   

Como funciona? 

É bem simples. Primeiro, o cidadão ou cidadã brasileiro/a faz seu cadastro no “e-Consular” pela Internet, sem sair de casa, através do link indicado no site do Consulado (https://ec-bruxelas.itamaraty.gov.br/). Depois, indica qual o serviço que deseja solicitar, insere seus dados pessoais e envia, pelo próprio sistema “e-Consular”, os documentos necessários para obter aquele serviço. Por exemplo, para pedir um novo passaporte, o interessado preencherá o formulário e colocará no sistema uma foto do seu passaporte antigo, de seu RG, de seu título de eleitor, e assim por diante. 

Feito isso, é só esperar que o requerimento seja examinado pelo pessoal do Consulado. A conferência prévia da documentação garante que o cidadão venha ao Consulado com os documentos corretos para o serviço solicitado, evitando a perda da viagem ou atrasos na prestação de serviços. Se estiver tudo certo, o requerimento será validado e ele receberá uma proposta de datas para agendar sua ida ao Consulado. Se faltar algum documento ou houver algum erro, o cidadão receberá um e-mail avisando. 

Quais as vantagens desse sistema?  

São várias. Primeiro, cada um vai ao Consulado com hora marcada, não tem que ficar esperando e não há o risco de aglomeração. Isso é essencial para contribuir para frear a contaminação pelo coronavírus e proteger a saúde de todos em nossa comunidade, tanto dos que solicitam os serviços quanto dos funcionários do Consulado. 

Em segundo lugar, é muito mais cômodo para o cidadão. Antes, várias pessoas contavam que terminavam passando várias horas no Consulado até serem atendidas e, como não havia uma análise prévia da documentação, muitas vezes o cidadão não conseguia obter o serviço desejado por não ter em mãos todos os documentos necessários. Agora, a pessoa chega na hora que está marcada para ela, munida dos documentos já pré-conferidos, vai direto para o guichê e resolve seu problema sem demora. 

A equipe do Consulado trabalha para que todos os requerimentos sejam examinados e recebam resposta o quanto antes. O sistema e-Consular sempre oferece, automaticamente, a primeira vaga disponível na data mais próxima. Em alguns casos excepcionais, o brasileiro precisa ser atendido com urgência e não pode esperar o agendamento. Quando isso ocorre, o cidadão deve enviar um e-mail ao Consulado, explicar a razão de sua urgência e comprová-la. Se a urgência for real, tentamos sempre encontrar uma solução. 

Não está sendo fácil para o Consulado manter o serviço de atendimento na situação atual.Tudo ficou ainda mais difícil com o novo confinamento, que se impôs desde o início de novembro. Mas essa é a nossa prioridade. Estamos seguindo a orientação das autoridades belgas, que determinam fazer por teletrabalho tudo o que pode ser feito assim. Por essa orientação, o trabalho presencial tem que ser a exceção, não mais a norma. Isso implica, para a equipe do Consulado, um esforço importante de adaptação e de aprendizado. É uma situação que é nova para todos. Nos vemos forçados a alterar nossas rotinas, adotar novos procedimentos e a trabalhar presencialmente com uma equipe reduzida.  

É o que estamos fazendo. Mesmo com todas as dificuldades, o mais importante, para nós, é que se mantenham os serviços à comunidade brasileira. Estejam certos disso. 

Embaixador José Humberto Brito

AÇOUGUE COSTELA

Fácil acesso. 

à 5 minutos da Gare du Midi, em Saint-Gilles.

Espaço moderno de 130 m2.

Estacionamento privado com 8 lugares.

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Fechar Menu

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.