Descoberta na França abre caminho para cura da Aids

A cura da aids.

Descoberta na França abre caminho para cura da Aids.

Cientistas conseguiram destruir células infectadas pelo HIV

Uma descoberta, que está causando expectativa no mundo científico, poderá revolucionar o tratamento contra o vírus HIV/aids, abrindo caminho para a cura da doença. Pesquisadores do Instituto Pasteur de Paris afirmam ter destruído com sucesso as células infectadas com o vírus, que é tipicamente tratado com drogas anti-retrovirais.

As drogas são incapazes de remover o vírus do corpo, mas o jornal científico Cell Metabolism, publicado em 20 de dezembro, destaca que os cientistas descobriram uma maneira de eliminar as células infectadas do reservatório (células do corpo onde o HIV é capaz de persistir mesmo quando os pacientes estão em terapia antirretroviral).

Em um comunicado à imprensa, um porta-voz do Instituto Pasteur disse:

“O tratamento antirretroviral usado hoje é projetado para bloquear a infecção pelo HIV, mas não é capaz de eliminar o vírus do corpo. O vírus permanece em reservatórios – as células do sistema imunológico de linfócitos T CD4, os principais alvos do HIV. Graças aos inibidores da atividade metabólica, os pesquisadores conseguiram destruir essas células infectadas, ou ‘reservatórios , ex vivo.’”

Testes em organismos vivos

Ele conclui afirmando que a pesquisa abre a possibilidade de novos caminhos para a remissão (quando a doença começa a enfraquecer, diminuindo ou desaparecendo os sintomas), eliminando as células do “reservatório”. O próximo passo na pesquisa será avaliar o potencial de inibidores metabólicos “in vivo” – testados em organismos vivos.

Deve-se ressaltar que o HIV atinge células com alta atividade metabólica e “seqüestra” sua energia para se multiplicar. Em teoria, se a carga viral for baixa o suficiente, destruir a célula onde o HIV se esconde e extrair energia, pode impedí-la de se espalhar pelo corpo e, talvez, erradicá-la completamente.

Fontes: 360Nobs.com e Eurekalert.org

Por Isa Colli

AÇOUGUE COSTELA

Fácil acesso, localizado a 5 minutos da Gare du Midi, no bairro dinâmico de Saint-Gilles, damos as boas vindas ao nosso novo espaço espaçoso e moderno em 130 m2. Além disso, o nosso estacionamento privado tem 8 lugares.

  • Top posts

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba conteúdos como este diretamente no seu email!

Fechar Menu